Ratinho Junior toma posse como governador do Paraná

Ratinho Junior toma posse como governador do Paraná

 

O novo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), tomou posse na manhã desta terça-feira (1º). No primeiro discurso, feito no plenário da Assembleia Legislativa (Alep), ele falou que o foco do governo será a geração de empregos.

"Vamos focar na geração de emprego, mas do emprego próximo das pessoas, gerando novas oportunidades em todas as regiões para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar nem se separar em busca de trabalho", disse.

Ratinho Junior e o vice, Darci Piana (PSD), chegaram à Alep às 8h15, acompanhados das famílias. Eles subiram a rampa do Legislativo e foram recebidos pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), e deputados estaduais.

No Plenário, por volta das 9h, o governador proferiu um juramento e assinou o termo de posse na Mesa Diretora da Alep.

Transmissão de cargo

Da Assembleia, Ratinho Junior seguiu até o Palácio Iguaçu, sede do governo, onde recebeu honras militares. Lá também aconteceu a transmissão do cargo de Cida Borghetti (PP) para o governador empossado.

Ao assinar a transmissão do cargo, Cida Borghetti fez um balanço da gestão. Ela era vice-governadora e assumiu em abril de 2018, quando Beto Richa (PSDB) renunciou para concorrer ao Senado.

"O trabalho incansável da nossa equipe de governo, o comprometimento dos servidores públicos, a sólida parceria com a iniciativa privada e o apoio incondicional da nossa gente foram determinantes para alcançar este excepcional resultado. Ainda não é o ideal, sabemos disso, mas fizemos o melhor", disse a agora ex-governadora.

Cida Borghetti ainda afirmou a Ratinho Junior que deixou dinheiro em caixa para o próximo governo.

"Como temos reafirmado com sua equipe de transição, governador Ratinho Júnior, deixaremos R$ 400 milhões de superávit, que são recursos livres para serem investidos da forma como seu governo desejar."

Com o fim da cerimônia, Ratinho parte em um voo para Brasília, com avião do estado, onde acompanhará a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Primeiro discurso

Ratinho Junior começou o primeiro discurso como governador, na Assembleia Legislativa, relembrando a carreira política.

"É com muita emoção que vivo esse momento nessa Casa. Foi aqui há 16 anos que comecei a consolidar o meu projeto. Foi nesse Plenário que comecei a compartilhar o meu sonho com os paranaenses e foi aqui que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito", disse.

O novo governador ainda falou de temas como agricultura, segurança pública, infraestrutura, turismo, saúde e educação.

"Na educação, o aluno será o centro do processo de ensino. Vamos em busca do melhor IDEB. Será a nossa meta e o nosso desafio", prometeu.

Ratinho Junior disse ainda que pretende implantar um novo modelo de gestão, com transparência, medidas de governança, políticas de compliance e respeito ao dinhiro público.

"A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno desse Páis, é também o meu compromisso e o de todos que me acompanham".

Ele se emocionou ao final o discurso quando fez agradecimentos a Deus e à família.

Secretariado

Uma das promessas de Ratinho Junior foi a redução de secretarias de governo. Até o momento, ele anunciou 15 secretários - uma redução diante das 28 pastas do governo anterior.

Os secretários anunciados são:

Secretaria da Casa Civil – Guto Silva

Secretaria de Estado de Gestão Pública – Reinhold Stephanes

Secretaria de Estado da Fazenda - Renê de Oliveira Garcia Júnior

Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura – Hudson José

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo – Márcio Nunes

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas - João Carlos Ortega

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Sandro Alex

Secretaria de Estado da Educação e Esporte - Renato Feder

Secretaria de Estado da Saúde – Beto Preto

Secretaria de Estado de Segurança Pública - Luiz Felipe Kraemer Carbonell

Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho - Ney Leprevost

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento – Norberto Ortigara

Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes - Valdemar Bernardo Jorge

Procuradoria Geral do Estado - Letícia Ferreira da Silva

Controladoria Geral do Estado – Raul Siqueira

Biografia

O governador eleito nasceu em Jandaia do Sul, no norte do estado. Filho de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa, Ratinho Junior tem 37 anos e é o segundo governador mais novo da história do Paraná.

Ele é casado desde 2003 com Luciana Saito Massa e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.

Formado em marketing e propaganda, possui pós-graduação em direito de estado e especialização em administração tributária e reforma fiscal e sociedade. O empresário já trabalhou em emissoras de rádio e de TV.

Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, cargo que voltou a ocupar após as eleições de 2014, quando teve mais de 300 mil votos.

Também foi eleito deputado federal por duas vezes, em 2006 e 2010. Ao longo destas legislaturas, se licenciou para ocupar, por duas vezes, o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão de Beto Richa (PSDB).

Em 2012 foi candidato a prefeito de Curitiba, mas foi derrotado por Gustavo Fruet (PDT).

Antes de ingressar no seu atual partido, o PSD, Ratinho já foi filiado ao PSB, PPS e PSC.

Fonte: G1 Paraná

Categoria:Exemplo de categoria 2

Deixe seu Comentário