Eleições 2022 para governador: como está o cenário nos 10 estados mais populosos
As articulações de pré-candidatos a governador nas eleições de 2022 já estão em andamento. E, em vários estados, alguns cenários de confronto já podem ser antecipados. A Gazeta do Povo mapeou esses cenários nos dez estados mais populosos do país. Confira a seguir:
São Paulo tem articulação estadual de olho nas eleições presidenciais
Em São Paulo, o PSDB comanda a capital e o governo do estado. A vitória do tucano Bruno Covas para a prefeitura da capital, com o apoio do governador João Doria, fez com que esse grupo político saísse fortalecido. E, com certeza, haverá um nome ligado aos tucanos paulistas na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Doria, que poderia tentar a reeleição a governador, pretende disputar a Presidência da República em 2022. Desse modo, abre-se a possibilidade que o candidato ao governo seja alguém do grupo, mas não necessariamente do PSDB. E o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), hoje é o favorito para ser candidato. Doria já declarou que apoiará Garcia. O lançamento do vice faz parte de outra jogada do tucano de olho no Planalto: o DEM poderia apoiar Doria em 2022 em troca do governo paulista.
Na direita, os nomes ainda não estão definidos. Mas se especula
que o senador Major Olímpio (PSL) poderia entrar na disputa.
Rio terá eleições após 5 (talvez 6) ex-governadores investigados
A população do estado do Rio de Janeiro viu cinco ex-governadores serem investigados e/ou presos recentemente: Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho. Cabral é o único que atualmente está preso.
Minas Gerais vê cenário de embate entre governador e prefeito de BH
O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) possivelmente vai concorrer à reeleição. Mas pode enfrentar um adversário de peso: o prefeito de Belo Horizonte, o Alexandre Kalil (PSD).
Ratinho governa o Paraná sem oposição forte; e adversário dele ainda é incógnita
O governador Ratinho Júnior (PSD) atualmente é visto como favorito para se reeleger em 2022. Ele mantém altos índices de aprovação popular. E não conta com uma oposição forte no estado.
Pelo MDB, o ex-deputado João Arruda pode lançar sua candidatura ao governo pela segunda vez. Pelo Progressistas, a ex-governadora Cida Borghetti ou sua filha, a deputada estadual, Maria Victoria são cotadas. Cida foi a principal adversária de Ratinho na eleição de 2018.
Fonte: Gazeta do Povo