Saúde reforça cuidados com gripe e com doenças "parecidas"

A Secretaria estadual da Saúde promove, hoje, o VI Seminário Estadual sobre Influenza e Outras Doenças Respiratórias Agudas.

 

Com a proximidade do clima mais frio, as atenções da saúde se voltam para as doenças respiratórias. Muitas têm sintomas parecidos, e acabam confundindo o paciente.

 

Por isso a atenção redobrada nesta época do ano.

 

O evento da saúde acontece no auditório da instituição a partir das 8 horas. Os temas abordam a vigilância da doença no mundo, Brasil e Paraná; exames laboratoriais; manejo clínico da gripe. O seminário também vai apresentar e discutir as estratégias da vacinação contra a Influenza no Estado. A campanha está programada para acontecer entre os dias 17 de abril e 26 de maio.

 

Saiba diferenciar os sintomas

 

Gripe - A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza

 

Resfriado - Diferente da gripe, que possui sintomas sistêmicos, o resfriado é um quadro agudo mais leve e autolimitado, com sintomas mais localizados no trato respiratório superior.

 

Os sintomas consistem em coriza (geralmente clara), obstrução nasal, espirros e sensação de garganta arranhada. A tosse pode ou não estar presente. A febre não é um sintoma comum em crianças maiores e adultos, mas pode estar presente nas crianças pequenas

 

Sinusite - Suspeita-se de sinusite quando ocorre uma persistência por mais de dez dias de sintomas residuais após uma gripe ou resfriado, sem evidência de melhora nos últimos dias.

 

Os sintomas persistentes mais comuns são coriza (geralmente mais esverdeada e espessa), congestão nasal e tosse (piora à noite, geralmente é seca e não produtiva). O estado geral, a disposição e o apetite estão pouco comprometidos na maioria dos casos

 

Pneumonias - As pneumonias são infecções pulmonares que se manifestam por febre, tosse e dificuldade respiratória associada à presença de alterações típicas na radiografia de tórax ou ausculta respiratória característica

 

Rinite - A rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica) é uma inflamação no tecido do nariz e de estruturas adjacentes, decorrente de exposição a alérgenos.

 

É clinicamente caracterizada por um ou mais dos seguintes sintomas: coriza, espirros, prurido e congestão nasal. Tais manifestações podem ser intermitentes ou persistentes

 

Leucemia - É preciso ter muito cuidado na hora de diagnosticar a gripe. Muitas doenças, inclusive crônicas, podem se confundir com a Influenza em um primeiro momento. A leucemia, por exemplo, causa, inicialmente, febre, fadiga e calafrios, por isso é preciso realizar exames específicos.

 

Outras - Assim como a leucemia, catapora, Doença de Lyme e linfoma têm sintomas muito parecidos, como febre, cansaço, perda de peso, calafrios, mal estar e dores de cabeça. (Com Bem Paraná)

Fonte:Portal Cantu.

Categoria:Exemplo de categoria 2

Deixe seu Comentário